sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CARTA ABERTA AOS PREFEITOS DO MARAJÓ

Estimados Conterrâneos,

Feliz Ano Novo!

Na pessoa do Presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), Pedro Rodrigues Barbosa, Prefeito de Portel; saúdo a todos mais dirigentes municipais do território federativo.

Faço uso do importante meio eletrônico de comunicação na qualidade de cidadão da Amazônia Marajoara e, sobretudo, como servidor público de razoável curriculo por serviços prestados, inclusive à própria AMAM como o senhores devem saber.

Sei que pela responsabilidade do cargo eletivo que os Senhores ocupam, todos se acham preocupados para fazer o melhor possível pela população dos respectivos municípios e, em geral, pela região do Marajó como um todo. Portanto não venho aumentar suas preocupações ou dar lições a respeito do que deviam fazer.

Acho, todavia, que todos nós marajoaras com responsabilidade de governo ou na sociedade devemos estabelecer acordo acima de nossas particularidades a fim de sensibizar os novos governanantes do Estado e da União, mas sobretudo os cidadãos paraenses e brasileiros em geral; para oportunidades que Marajó oferece além de velhos problemas já conhecidos de todos.

Com isto não quero dizer para se esquecer "eternos" problemas que perseguem a brava gente. Mas sim que os senhores não se deixem afogar por eles e perder de vista chances raras, que como os cabocos dizemos, são "cavalos selados" prontos para montar. Se acaso fossemos jogar conversa fora, rapidamente podíamos constatar diversos "cavalos selados" que se perdem por falta de tempo e de entendimento.

Meu velho pai, caboco pontapedrense, dizia que por causa de um grito dado em hora errada pode-se perder uma boiada. E por falta de um grito se pode perder outra boiada. Trata-se, evidentemente, de saber discernir a hora e a vez das coisas.

A mim não me custa nada calar e ficar quieto se tudo vai como Deus consente. Porém quando uma palavrinha poderia ajudar a melhorar os acontecimentos, eu não me faço de rogado. Com isto queria dizer que, me parece agora, estamos em boa hora de AGIR e INTERAGIR mais frequentemente. Em grande parte por conta da INTERNET, mais poderosa que a famosa rádio cipó! Vejam, por exemplo, o tempo que a gente precisa para ir mandar recado por portador em canoa-motor de Belém ao furo Boiuçu, em Breves: com a internet banda larga a notícia vai e volta enquanto o Diabo pisca um olho...

Por outrar parte, em matéria de parceria muitos acham que para colaborar uns com os outros as pessoas precisam vestir a mesma camisa de clube, ir à mesma missa ou culto, militar no mesmo partido ou servir unicamente ao governo como o cão a seu dono, comungar das mesmas idéias e opiniões sem a menor crítica. Mas é claro que ninguém precisa mudar de lado para identificar interesses comuns e trabalhar em mutirão capaz de afastar perigos à coletividade ou melhorar a vida de todos.

Isto posto, caso os senhores não tenham decidido antes, venho por este meio sugerir que aproveitem melhor a maré dos acontecimentos para estabelecer prática solidária de PORTAS ABERTAS ao público. Notadamente, atuando em conjunto com a AVIM para criar fórum permanente em rede de câmaras municipais e/ou prefeituras e a sociedade municipal, tendo centro em Belém junto à AMAM.

A guisa de pauta deste fórum sugiro debate dos seguintes assuntos de interesse geral:

I - Avaliação do PLANO MARAJÓ / Território da Cidadania (2007/2010) e planejamento para 2011/2014);

II - Mobilização para inclusão de todos municípios do Marajó no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) com aplicação de ensino à distãncia através da rede de escolas municipais e apoio de telemedicina às comunidades isoladas;

III - Agilização do processo estadual para candidatura do Marajó ao "Programa O Homem e a Biosfera" (MaB) como reserva da biosfera da UNESCO;

IV - Tombamento da Cultura Marajoara no patrimônio cultural estadual e nacional, com aproveitamento para desenvolvimento do turismo, da educação científica e tecnológica e promoção da indústria cultural em todos municípios da região;

V - Iniciativa solidária para compartilhar com todos os municípios a Casa do escritor Dalcídio Jurandir e Museu do Marajó, com sede em Cachoeira do Arari, mediante extensões em parceria com o IBRAM e SIM/SECULT


VI - Estudo em cooperação internacional e federativa para inclusão da APA-Marajó e futura reserva da biosfera em corredor ecológico com o Amapá e as Guianas, destinado principalmente ao fomento do ecoturismo e produtos de linha verde;

VII - Pesquisa de impacto ambiental para perenização do lago Arari e revitalização do interfluxo central dos rios Anajás e Arari, de modo a facilitar o fluxo de embarcações regionais de passageiros e carga e servir ao turismo entre os municípios.

Como os senhores podem ver, são apenas apontamentos de oportunidades podendo suscitar debate e aprofundamento de estudo através do supracitado fórum a ser coordenado pela AMAM.

Saudações Marajoaras,
José Varella Pereira

2 comentários:

Antonio C L Soares disse...

Caro Varella,

Parabens pela iniciativa compromissada com os autênticos interesses do Marajó.
Espero que os prefeitos lhe ouçam, definam as prioridades em consenso entre os assuntos que destaca e sigam unidos na mesma direção.
Abraços,
Antonio Carlos Lobo Soares

adaias disse...

Meu velho e bom comunista...parabenizo-o pelas linhas e acredito que se os Prefeitos pelo menos a metade deles tiverem a visão e a sensibilidade politica e de força, pelo menos a metade das principais demandas e muitas eu em particular ja lutei muito quando fui articualdor do territorio, serão executadas...te dou a nota 10 pela iniciativa, mas defendo ainda mais, defendo e conclamo aqui nesse seu espaço um grande foro de debates sobre inumeros assuntos para o marajó e extrair uma carta e levar até Dilma através de uma comissão. e sse evento poderiamos provocar que pfosse sediado em nosso lindo e maravilhoso municipio de Ponta de Pedras..que tal provocarmos?
Forte abraço e passe essa idéia....